MDN

Fale conosco

Frete Grátis para pedidos acima de R$ 130,00
Loja Colombia
Loja Chile
Loja Perú

ABELHAS

A polinização é uma parte muito importante do ciclo de vida das plantas. Sem polinização, não haveria frutos e não haveria sementes. É por esta razão fundamental que, para cultivar mirtilos ou outras variedades das frutas vermelhas, é necessário planear antecipadamente a forma como os campos serão polinizados. A forma como este processo de polinização é realizado terá efeitos diretos no volume de produção, tamanho das frutas, uniformidade de maturação e uma menor incidência de fungos nas plantas que afetam a produção de frutos.

Existem diferentes tipos de polinização, sendo a polinização "entomófila" a mais eficiente e generalizada na agricultura.

POLINIZAÇÃO "ENTOMÓFILA"
Este tipo de polinização é realizada por insetos (abelhas, abelhas, formigas, etc.). Neste processo, os insetos polinizadores visitam as flores para recolher o seu néctar e/ou pólen, e ao fazê-lo, o pólen adere aos seus corpos e é transferido na sua próxima visita a uma nova flor.

Por exemplo, as abelhas à procura de néctar pincelam o estigma na flor, deixando o pólen preso ao seu corpo. Algumas espécies de abelhas, enquanto recolhem o pólen, vibram cada flor com o zumbido do seu voo ("sonicação"), sacudindo assim o pólen das anteras e tornando o processo de recolha mais fácil.
POLINIZAÇÃO NO CULTIVO DE MIRTILOS UTILIZANDO ABELHAS
As abelhas são a espécie mais abundantes e comuns de todas distribuídas por todo o planeta. De acordo com vários estudos e ensaios, a polinização por abelhas tem um impacto positivo direto dentro do seu raio de ação, que está estimado entre 3 e 5 km, e pode estender-se até 8 km.

Deve-se notar que uma planta de mirtilo produz anualmente muitos botões de flores, sendo cada flor uma berrie ou fruto potencial, pelo que o processo de polinização é essencial.

Atualmente, em nossos campos, a polinização é realizada utilizando colmeias com uma população média entre 20.000 e 30.000 abelhas cada, utilizando entre 5 a 10 colmeias por hectare.

Entre os principais benefícios diretos, destacam-se os seguintes:

- Melhorou o volume de produção até 30% em comparação com os campos sem colmeias.
- Tamanho maior de fruta
- Menor incidência de fungos
CUIDADOS E PRECAUÇÕES


Ao utilizar abelhas no processo de polinização, devem ser tomadas medidas para garantir a segurança das pessoas, bem como a sobrevivência das populações de abelhas.

Entre os mais importantes estão

- Sinalética adequada em todos os locais onde as colmeias se encontram.
- Definição e formação sobre procedimentos para agir em caso de encontros de enxame e para minimizar o risco de tais encontros.
- Identificação completa dos trabalhadores, tendo em conta as alergias às picadas de abelhas.
- Ter medicação adequada e planos de contingência no caso de uma picada de abelha.
- Manutenção e implementação de procedimentos de integridade da colmeia numa base contínua.
- Adoção de tecnologias de gestão de culturas amigas do ambiente, de modo a não afetar as populações de abelhas.
- Desenvolvimento e implementação de planos de contingência para períodos de baixa floração.